sexta-feira, 22 de abril de 2011

To what we call our pointless existence, I raise my glass.


Quando é que as coisas começaram a correr mal para vocês?
E não estou a falar daquele momento em que olharam para o espelho e se aperceberam que estavam mais gordas do que gostariam, porque isso assumo que seja verdade para a maioria de vocês.
O que eu quero saber é: quando é que as coisas começaram literalmente a correr mal? Quando é que tudo caiu por terra e vos arrastou para o mundo autodestrutivo dos transtornos alimentares? Quando é que sentiram tanto nojo de vocês que preferiram morrer a continuar assim? Quando é que quiseram nunca mais comer? Quando é que sentiram tanta adversão à comida que a resolveram vomitar toda? Quando é que tiveram aquele pensamento de que podiam comer tudo o que quisessem, porque iam vomitar a seguir?

Acho que consegui atingir o meu limite – o “quando começou literalmente a correr mal” já dura há tempo demais. Tudo neste mundo de desordens alimentares e transtornos obsessivos compulsivos leva-nos a um estado mental cada vez mais debilitado. Sentimo-nos a enlouquecer, temos depressões. Será normal?
Claro que não é normal – ED não é o estado normal seja de quem for, é uma doença. E se muitas de vocês ainda não se sentem como eu, espero bem que nunca cá cheguem.
Sinto-me deprimida. Não quero fazer nada para além de dormir – e comer. Vomito, como outra vez. Vomito novamente. Tomo comprimidos para emagrecer. Como – vomito os comprimidos. Como mais. Tomo laxantes. Tomo comprimidos para emagrecer.
Esta nova falta de motivação visita-me frequentemente agora, depois de ter atingido pesos baixos apenas para serem perdidos à medida que eu como até atingir novos pesos cada vez mais altos. Atirando-me para cima e para baixo repetidamente. O meu coração foi despedaçado ao longo deste percurso. Atingi um beco sem saída a nível emocional, chegando à berma do suicídio. E até nisso eu falho.

Tenho saudades do surto de inspiração que eu sempre senti, da emoção de planejar um novo plano para esta mudança miraculosa, para me tornar bela – “Sim, desta vez vai resultar, desta vez vou conseguir. Vou sair desta mais forte, e como eles vão olhar e se encantar com toda esta transformação. De gorda, feia, indesejável e deprimida, veio esta beleza forte?”.
Então porquê nenhum progresso? Nenhuma melhoria? Porque nada é permanente. Nunca. Então porquê continuar a tentar? Podia muito bem manter-me nestes 49-50kg para sempre e nunca ser feliz. Nunca ser bonita. Nunca ter êxito… Como se eu pudesse fazer essa escolha. Não posso desistir nunca – não realmente. Vai estar sempre no fundo da minha mente no segundo em que eu puser algo à boca.
Distúrbios alimentares, levam-nos a ficar cada vez mais alienadas até que passamos o limite da sanidade. Não há felicidade como perder peso, nem depressão como ganhar. E tudo o resto? Não existe nada para além do ED – consome-nos todo o tempo, todos os pensamentos, todos os momentos. E espero para o vosso bem, que vocês também não sejam assim. Mas pela natureza destes blogs, eu sei que eu não sou de longe a pior. E se eu ainda não estou assim tão alterada como isso – Deus ajude as de vocês que estão.

21 comentários:

  1. Não sejas tótó...olha para ti e para a tua amiga...tu és magra. Tu não precisas de emagrecer mais e, principalmente, n se pode pensar em suicidio quando se tem um corpo assim.
    Sê feliz pequenina, Sê feliz...

    ResponderEliminar
  2. Tens um corpo perfeito :) nao o estragues . A vida nao e' so' emagrecer ou engordar :D ha' mais coisas alem disso ;) muita força beijinho grande e boa Páscoa *

    ResponderEliminar
  3. Eu jah passei por isso. No final do ano passado eu surtei pq o ano passou e eu ñ realizei nd do ki tinha planejado, aí 2011 chegou, os dias passando, e finalmente os meses, e eu simplesmente ainda estava do msm jeito, aí eu pirei de vez, todos os dias eu chorava e quase estourava minhas veias do pescoço. Mas graças a Deus, foi soh uma fase, e cá estou eu novamente confiante tentando vencer. E pq continuar? Pq eh isso ki as verdadeiras thinspos fazem, o ki mais ninguém consegui, vencer uma guerra todos os dias, e como conseqüência, o corpo perfeito ki mais ninguém tem, pq mais ninguém luta de verdade pra ter, e desistem pq ñ são dignas de tê-lo.


    bjoss e Força
    Isso uma hora passa

    ResponderEliminar
  4. Olá pequenina... Suicidio? Nada que nao tenha tentado.
    Fugas de casa? idem.
    Auto-mutilação? sim, também já lá andei...

    Estou a dizer isto porque estou feliz hoje, isso significa que há uma saída, que apesar de achares que iras sofrer assim para sempre, isso é mentira... há solução, mas eu nao posso ajudar-te muito, nao sou psicologa, mas aconselho-te mesmo a isso... a ir a uma psicologa... e nao fiques super assustada, eu andei numa que nao me obrigou a engordar nem um quilo! no entanto as sessoes fizeram um milagre que julguei impossivel... voltei a ser feliz :O

    ResponderEliminar
  5. flor nossa esse post realmente mecheu comigo,acho que chega uma hora que cansamos de ser quem somos,eu tenho depressões as vezes, eu quero é ver até onde consiguirei ir,não desista de vc flor, a foto,essa que vc colocou te mostra q vc n está feliz diante dela,vc tem força vc consegue,n desista

    ResponderEliminar
  6. "Não há felicidade como perder peso, nem depressão como ganhar. "
    Não tenho dúvidas disto.

    ResponderEliminar
  7. miúda, tu és girissima! nao que isso importe alguma coisa se os teus olhos não virem...
    é natural que te comeces a sentir deprimida, I guess, mas tenta nao pensar muito nisso, senao é pior.

    todas as perguntas que deixas e afirmações que fazes levam a uma conclusão: há um Fim maior do que ser magra ou de ser gorda ou o que quer que seja. A felicidade não pode passar só por isto...

    Desejo que te alegres, que te alentes, que te cuides. Para mim já es bonita :)

    ResponderEliminar
  8. Sophie, se compare com sua amiga... Você está linda! Seu post mexeu muito comigo, embora eu nunca tenha pensado em suicídio, não nesse momento. Toda a sua rotina é parecida com a minha. Como, mio. Como novamente, mio novamente. Tomo muito laxante e acaba passando todos os meus dias morrendo de dor. Mas, lá no fundo, eu não penso em desistir, eu tenho um objetivo e vou atrás dele. É a minha felicidade que está em jogo. Boa sorte, fica bem, viu?

    ResponderEliminar
  9. Sei o que estás a passar, já passei e estou a passar novamente por tudo isso, mas a verdade é que nunca vou ser feliz.
    Se eu deixasse de fazer dietas, de vomitar, de fazer tudo o que faço em busca daquele corpo, ia sentir-me terrivel, nojenta devido á imagem que teria. Mas eu não sei o que estará do outro lado da margem, onde está aquele corpo perfeito, não sei se quando lá chegar vou ser feliz ou não, mas agora sei que tentar lá chegar dá-me força, trás algumas desilusões, tristezas, revoltas, principalmente quando olha para a balança e não está lá aquele número ou quando olho para mim própria e não vejo a imagem que queria, mas é a luta que faço diariamente que dá-me forças para não desistir de tudo, porque quero ser perfeita, se não for para os outros que seja para mim mesma.
    Posso nunca ser feliz, mas vou continuar atrás daquela imagem perfeita, porque por enquanto isso dá-me alegria e sei que me vai dar felicidade quando me olhar no espelho e vir que finalmente alcancei o que pretendia.

    Beijos, e muita força ! *

    P.s. Espero ter ajudado em alguma coisa (:

    ResponderEliminar
  10. Seu post foi realmente tocante...
    Também me faço as mesmas pergunta, depois tudo fica sem sentido, e penso que a única solução seria a morte, também falhei...
    Mas o que devemos fazer é focar, redescobrir a felicidade, nos esforçarmos cada vez mais, resistir todas as tentações, vencer a batalha diária...e assim conseguir o que realmente almejamos!!!
    Porque esse é o objetivo...
    Forças linda!!!

    Beijos~*

    ResponderEliminar
  11. Como eu te compreendo... **
    (p.s. contente por encontrar um blog português lol)

    ResponderEliminar
  12. Ola você é linda e magra *.*

    Seu texto marcou-me mesmo.. Mas vai conseguir superar essa fase e voltar cheia de inspiração e força.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  13. Pois é, é uma coisa que nem quero, e penso sempre em deixar a AM, mas ás vezes parece que é mais forte do que eu :S
    O teu post tocou-me, e pff, não te suicides, já pensas-te quando fores Perfeita?

    ResponderEliminar
  14. eu sei como você se sente, mas não há nada que eu fale que possa te ajudar, pelo menos quando eu me sentia assim não ouvia a ninguém. acho que a unica coisa que me fez sair dessa, eram gestos simples de amigos que percebiam que eu nao estava bem. tem vezes que precisamos de companhia nem que seja pra ficar em silencio. não fique assim, procure algo que te motive, algo que te distraia. bom, é a primeira vez que eu passo aqui, como todas as outras te desejo força. bj

    ResponderEliminar
  15. tens tudo no sitio rapariga...o meu conselho começa a fazer mais desporto talvez ajude a ficar como desejas....

    obrigada pelos comentarios, es uma querida

    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. oi flor, olha faz tempo que vc nao me visita agora entendo pq, mas olha vc nao pode desanimar nao, eu imagino oq estejas passando, mas olha tem nos aki no blog para te ajudar vc esta com o corpo bonito tens que ver que a vida é bela todas nos temos problemas e nao podemos sede-los a eles temos que axar uma forcinha la no fundo e com certeza vc deve ter so nao esta conseguindo axala nao pense em suicido isso nao pode contar sempre comigo para o que precisar mas tente procurar uma palavra amiga que esteja presente com voce pq eu sei nosso carinho internauta ajuda mas precisamos as vezes de alguem ao nosso lado pena que nao moramos perto se eu pudesse iria te ajudar mas pare de pensar nessas coisa ruins vej a o lado bom da vida tente vai ver que semore ha algo a nossa espera bjos se cuida

    ResponderEliminar
  17. Ola querida, antes de mais muito obrigada por todo o apoio, peço-te que sejas feliz por favor, que tentes, adorei o blog e sempre que quiseres vir ao meu serás sempre muito bem vinda, eu não acho que o meu caso seja muito grave, nunca me cortei, nunca consegui miar(e por um lado ainda bem se não ia estar sempre a fase-lo) não tomo laxantes a unica coisa assim que eu streso muito é com emagrecer mesmo, porque eu já fui perfeita e sei que consigo ser, que vou conseguir, mas quando falho fico completamente desesperada. mas as lutadoras são assim ao outro dia já estão ok e porque ? porque não desistem? PORQUE É O QUE REALMENTE ELAS QUEREM... beijinhos
    se cuida
    Força estarei contigo

    ResponderEliminar
  18. Olá Sophie, adorei seu blog e a forma como você se expressa! Acabou de ganhar mais uma seguidora!!! FORÇA! Obrigada por seguir meu blog também! BJOS

    ResponderEliminar
  19. oi amor
    tanks pelo apoio *o*
    força viu?
    bgs bgs;*

    ResponderEliminar
  20. Realmente esse é um dilema que sempre irá nos acompanhar e como vc disse "vai estar sempre no fundo da nossa mente no segundo em que puser-mos algo à boca" , me incluo nisso porque vivo isso também.
    Mas tenha força que conseguirá passar por tudo isso e serás muito mais forte do que vc é agora com certeza.
    Um super beijo :D

    ResponderEliminar